Investir no mercado internacional pode trazer inúmeros benefícios, conforme já vimos aqui no blog, porém, é plausível compreender e entender que há muitas diferenças culturais entre os países. Dessa forma, o sucesso da parceria estará a salvo. Estas diferenças estão relacionadas com as etnias originárias e com o sistema de organização de cada país. Para elucidar parte destas diferenças, listamos 3 principais entre o Brasil e os países da América Latina. Confira:

1 – Língua
Enquanto grande parte dos países da América Latina têm o espanhol como língua oficial, o Brasil tem o português. As línguas em um primeiro momento se parecem muito, mas analisando e tentando dialogar com um nativo, percebe-se que essa simultaneidade, não é real. E se fazer negócio com profissionais que falam a mesma língua já é complicado e desgastante, imagine dialogar com um profissional que fala outra língua e que pouco se conhece. Não será tarefa simples. A dica aqui é a seguinte: domine o idioma do país com que você quer fechar negócio ou garanta que um dos seus parceiros tenha esse domínio. Assim, você evita constrangimentos e ainda tem a chance de fechar um ótimo negócio.
Ficar atento também as pequenas diferenças na forma como se fala, é outro ponto importante. Por exemplo, na Colômbia utiliza-se “usted” (você) somente em empresas e imprime formalidade, já no Chile, essa expressão só é utilizada para o tratamento de idosos.
Fique alerta! De acordo com o Instituto Elcano, compreender a língua espanhola, aumenta em 290% o comércio entre os países hispanofalantes.

Tanto as empresas que já estão no cenário internacional quanto organizações que queiram se lançar nesse mercado, necessitam ter em mente que encontrarão diversas barreiras a serem ultrapassadas, das quais, as diferenças culturais são parte delas.

2 – Economia
Mesmo em cenários parecidos de instabilidade econômica e política, encontram-se diferenças entre os países da América Latina. A moeda da Argentina, por exemplo, vale menos que a do Brasil. Outra diferença bastante acentuada entre países desse bloco, refere-se ao crescimento. Enquanto países como Colômbia e Bolívia têm apresentado um elevado aumento, Venezuela e Argentina apresentam fortes crises políticas e econômicas. Estar atento a essas instabilidades, fará com que a entrada da sua empresa nesses países seja mensurada e analisada, permitindo ser realizada no melhor momento possível.

3 – Cultura
A cultura propriamente dita, é outro fator a ser considerado na hora de decidir investir no mercado internacional, isso porque o produto/serviço da sua empresa precisa estar adequado àquele mercado onde deseja ser inserido. Por exemplo, de nada adianta investir tempo e dinheiro para comercializar a erva mate do jeito que é feita no sul do Brasil para comercializá-la no Paraguai e na Argentina. Nesses países, a erva é muitas vezes enriquecida com outras ervas e admite-se o uso de açúcar. Saber disso antes de começar o processo de exportação, é essencial para o sucesso e a manutenção do produto e por consequência, da empresa no mercado internacional. Conte com parceiros que façam essa análise e busquem a aproximação entre produto e empresa, a fim de minimizar os impactos negativos.

Além das diferenças citadas nesse artigo, muitas outras se fazem presentes, todavia o que é imprescindível e fundamental é ter boa educação e compreensão cultural. Independente do país, esses fatores sempre são bem-vindos e tendem a ocasionar bons resultados nos negócios.

Para minimizar os impactos negativos, conte conosco.
A Growover é uma empresa brasileira, situada em Caxias do Sul e atuante no comércio internacional. No Brasil, auxilia pequenas e médias empresas a expandir sua participação no mercado internacional, importando ou exportando. E no exterior, ajuda empresas estrangeiras a encontrar parceiros, investimentos e oportunidades de negócio no Brasil.
Tenha consciência que quanto mais preparado você e sua empresa estiverem, maiores serão as chances de colher bons resultados.

Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!
info@growover.com.br
+55 54 3419-6596