A procura por fornecedores adequados exige muita pesquisa e preparação. Dependendo do mercado de atuação, as possibilidades são infinitas. Confira nossas dicas e comece hoje mesmo a ter parceiros por todo o mundo.

Encontrar o parceiro ideal para atender as necessidades nem sempre é tarefa simples. Os desafios surgem de muitas formas, mas é importante ter paciência para analisar, pois essa escolha pode impactar diretamente nos lucros e na imagem da empresa. A boa seleção de fornecedores possibilita o alcance dos objetivos.

Em casos aonde as empresas procuram por novos mercados, seja importando ou exportando há fatores que impactam diretamente com a produtividade e precisam ser analisados.

A importância dessa escolha impacta diretamente nos investimentos, pois se algo der errado pode ser um grande prejuízo.

Mas e como fazer as escolhas certas?

Preparamos 7 dicas que vão te ajudar.

Confira!

  1. Realize uma pesquisa detalhada antes de escolher: Faça uma pesquisa de mercado para encontrar os fornecedores que oferecem as melhores soluções de acordo com as necessidades da empresa. É interessante avaliar também, os valores e a cultura desse negócio, para observar se estão em sintonia com os princípios da sua organização. Utilize os indicadores de desempenho logístico, financeiro e outros pontuadores para realizar uma análise mais profunda.
  2. Avalie os serviços: O produto é excelente, o preço dentro do esperado, mas o fornecedor não consegue atender suas demandas? Então pode não ser o melhor parceiro. O ideal é aquele que possui todos os pontos positivos e tem a capacidade de atender as suas demandas, na hora que a empresa precisa. Isto é, entrega em dia, tem as condições de pagamento facilitadas, tem políticas de troca para caso de problemas, possui garantias e possibilita segurança, dando conta da demanda.  A qualidade dos produtos também é um fator importante a ser considerado antes de concretizar a seleção.
  3. Analise os diferenciais tecnológicos: Os processos existentes dentro de uma empresa são cada vez mais complexos de serem desenvolvidos e acompanhados. Os softwares de gerenciamento auxiliam o trabalho, portanto, escolha um fornecedor que esteja disposto a fornecer dados e a utilizar o que há de mais moderno para atender a sua necessidade.
  4. Atente-se aos prazos de entrega: É preciso certificar-se do cumprimento dos prazos estabelecidos. Eles devem estar alinhados com o planejamento da empresa. É essencial que o fornecedor escolhido cumpra com o que foi acordado e realize a entrega com qualidade e profissionalismo. Os atrasos podem prejudicar os processos internos e a imagem perante os clientes.
  5. Saiba se é confiável: Realizar uma pesquisa rápida de mercado pode evitar problemas, fornecendo informações sobre empresas e usuários que utilizaram os serviços e se ficaram satisfeitos. Assim, é possível selecionar uma série de fornecedores e verificar quais deles oferecem as melhores condições para o negócio.

    homem de cabelos escuros olhando para o lado com uma pasta em mãos.

  6. Compare os preços: O preço não precisa ser, necessariamente, o mais barato entre os concorrentes. No entanto, é preciso comparar e analisar se o orçamento está alinhado com o mercado. O valor pago deve estar de acordo com o planejamento financeiro para não comprometer o valor dos produtos comercializados ou produzidos pelo negócio.
  7. Fique atento ao custo com o transporte das mercadorias: Outro fator que deve ser analisado é a localização do fornecedor, pois pode afetar nos prazos de entrega. É interessante optar por empresas que estejam próximas ao seu negócio, do seu cliente ou que tenham a disponibilidade para intermediar as entregas de forma rápida.

Dica extra: Tenha sempre um plano emergencial: Incidentes e imprevistos podem acontecer, porém, a rotina de trabalho não pode ser prejudicada. Mesmo que o serviço prestado atenda corretamente todas as suas demandas, nunca tenha apenas uma opção.

Seguindo essas dicas, a seleção de fornecedores será muito mais tranquila. Realizamos toda essa análise e por isso, garantimos a escolha de parceiros mais assertivos. Além da busca por sinergia e inovação em todos os seus processos, garantimos a valorização de seus clientes e as melhores soluções para que seus negócios transponham fronteiras e ganhem o mundo.

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