Conhecidos por serem bem criteriosos com relação aos produtos que exportam, os países asiáticos fazem com que a entrada em seu mercado seja um verdadeiro desafio, mas também um grande salto em seus negócios

As exportações para os mercados asiáticos tornam-se cada vez mais especializadas. Além das vantagens que as empresas adquirem ao realizar esse tipo de negociação, o Brasil pode exportá-los a preços mais competitivos, superando a concorrência no mercado dos países importadores.

Claro que os exportadores encontram algumas barreiras, pois o mercado da Ásia é bastante crítico e para aceitar os produtos e serviços, todos devem seguir os seus padrões. Seja por falta de divulgação da parte brasileira, seja pelo conhecimento, por exemplo do mercado chinês e japonês, os empresários possuem receio em negociar com esses países.

Mas você não quer ser um desses empresários que perdem as oportunidades, correto?!

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Então veja algumas vantagens e desvantagens de exportar para os países asiáticos:

Saiba mais!

Vantagens:

  • Aumento da sua participação de mercado: Explorar novos mercados em outros países faz com que seu market share (participação no mercado) aumente naturalmente e consequentemente o seu retorno financeiro;
  • Melhora a competitividade no mercado interno: O mercado externo exige que seu produto tenha um nível elevado de qualidade, seguindo os padrões exigidos pelo país. Com essas exigências, seu produto se torna mais competitivo, tanto no mercado externo quanto interno, pois você acaba procurando manter um processo de melhoria contínua;
  • Aumento das vendas e dos lucros: Quando se consegue explorar um novo mercado externo, você aumenta a demanda por seus produtos, e com isto reduz os custos fixos da produção. Além de obter vantagens na aquisição de algumas variáveis, como a matéria-prima, aumentado assim além das vendas, o lucro;
  • Diminuição da dependência do mercado interno: Com a exportação dos produtos, a empresa fica menos vulnerável às mudanças drásticas de demanda do mercado interno;
  • Aumento do contato com as novas tecnologias: Esse aumento acontece através do benchmarking com empresas estrangeiras, principalmente as asiáticas que possuem muitas evoluções tecnológicas ao seu alcance, possibilitando conhecer diversas novas tecnologias dentro de sua área de atuação, nos diferentes mercados que estiver atuando.

Desvantagens:

  • O retorno pode vir a longo prazo: Provavelmente, as primeiras ações não serão tão rentáveis quanto se imagina. Existirá certo cuidado entre as duas partes (comprador e vendedor) e, também, certa desconfiança natural, podendo resultar em ganhos menores, e maiores custos no curto prazo, porém a relação de confiança com as futuras exportações poderá reverter este quadro;
  • Necessidade de adaptações no produto: Dependendo do produto que você irá vender, ele pode necessitar de uma adaptação para o mercado o qual será inserido. As diferenças culturais podem ser gigantescas entre os países e esta prática de adequação pode gerar custos extras no início do processo;
  • Necessidade de uma equipe especializada:Você vai precisar de pessoas que conheçam as atividades e ferramentas existentes por trás do comércio internacional, além dos conhecimentos em outros idiomas;
  • Barreiras causadas pela logística no Brasil: Pode ser que você tenha que ter mais atenção com a demora excessiva de algumas operações referentes a alguns produtos. A demora burocrática pode atrapalhar um pouco o seu processo. Procure a ajuda de profissionais. Não deixe esses percalços atrapalharem o seu negócio.

A Growover pode te ajudar a solucionar esses problemas que estão te impedindo de investir nesse mercado.  Somos uma empresa focada em agilizar e catalisar processos de importação e exportação. Para tanto, contamos com a colaboração de profissionais de diferentes áreas e assim, entregamos para você, os melhores resultados.

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