Entender as funcionalidades de cada sistema disponível é essencial para alavancar os seus negócios de importação e exportação. Compreenda o que é Siscomex e comece a ter seus benefícios

Hoje em dia, realizar operações de importações e exportações é muito mais que um processo globalizado, mas sim, é um diferencial que as empresas precisam ter. Compreender todos os passos para realizar essas tarefas é essencial para se manter competitivo. Sendo assim, hoje vamos esclarecer e nos aprofundar sobre uma sigla muito conhecida nesse cenário: a Siscomex.

Existindo desde 1992, o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) foi instituído pelo Decreto nº 660 e desde então é utilizado para integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de importação e exportação.

Mas como funciona?

Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem ingressar nesse meio, basta, contudo, que elas encaminhem a documentação necessária para a Receita Federal. Nesse cenário, 5 possibilidades estão disponíveis:

– Pessoa física que quer exportar;

– Pessoa física que que importar;

Veja o manual de habilitação no Siscomex de pessoa física aqui!

– Pessoa jurídica que quer importar (não ultrapassando o valor de U$ 50 mil num período consecutivo de 6 meses;

– Pessoa jurídica que quer importar (não excedendo o valor de U$ 150 mil num período consecutivo de 6 meses);

– Pessoa jurídica que quer importar (valores superiores a U$ 150 mil);

– Pessoa jurídica que quer exportar (requerendo a habilitação de responsável legal perante o Siscomex e realizando o credenciamento de seus representantes para a prática das atividades relacionadas ao despacho aduaneiro).

Veja o manual de habilitação no Siscomex de pessoa jurídica aqui!

Cabe aqui ressaltar que algumas operações estão dispensadas de registro no Siscomex.

É importante você saber também que para se iniciar nesse processo, o ideal é contar com a assessoria de uma empresa especializada e treinada para tal, pois a documentação exigida pelo sistema é complexa e eles precisam estar 100% corretos. Dessa forma, você evitará perdas e atrasos no processo. Empresa atuante no setor, a Growover fornece também esse serviço. Por meio de pessoas engajadas e comprometidas, é possível atingir os resultados almejados.

E quais as vantagens?

– Menos desperdício: como o processo é todo via on-line, não é necessário gastar com impressões, deslocamentos ou trâmites com a entrega;

– Agilidade: você consegue verificar todo o andamento do processo quando e quantas vezes quiser, por meio on-line;

– Simplificação, padronização e confiabilidade dos documentos: o sistema é o mesmo para todos, assim, inexiste a questão de facilidade para alguns e dificuldade para outros.

FIQUE ATENTO! A partir de julho de 2018 exportações deverão ser realizadas exclusivamente por meio do Portal Único.

calendário

Quer mais detalhes?! Confira aqui!

Fizemos um breve compilado do que é e para que serve o Siscomex para que você tenha mais transparência em suas operações e consiga ter maiores facilidades nos processos. Lembre-se que estamos aqui para fornecer conteúdo de relevância e para lhe auxiliar sempre que preciso for.

Somos uma empresa focada em agilizar e catalisar processos de importação e exportação. Para tanto, contamos com a colaboração de profissionais de diferentes áreas e assim, entregamos para você, os melhores resultados. Realizamos análises e mensurações para você iniciar ou expandir sua participação no mercado internacional. Não deixe de utilizar esse facilitador. Conte conosco sempre que precisar.

Exporte para o Mercosul

Entre em contato e ultrapasse fronteiras!

info@growover.com.br
+55 54 3419-6596