A legislação americana de proteção ao consumidor é bastante avançada. Como os Estados Unidos são uma federação, existem leis federais de proteção ao consumidor, que valem para todo o país, assim como leis estaduais, que valem só para o estado onde foi realizada a transação comercial.

Os produtos comercializados no país são cada vez mais obrigados a cumprir os múltiplos regulamentos técnicos em matéria de proteção ao consumidor, e por esta razão, é essencial o conhecimento prévio dos requisitos, normas técnicas e outras eventuais restrições aplicáveis ao produto a ser exportado.

Considerando que os exigentes consumidores americanos podem mover ações contra o exportador brasileiro, visando à reparação de danos sofridos por acontecimentos derivados de produtos defeituosos, é muito importante que a empresa exportadora se assegure contra eventualidades que possam lhe gerar prejuízos gigantescos e que comprometam a saúde financeira da empresa.

Para se precaver desta possibilidade, é altamente recomendado que o exportador contrate um seguro de “Responsabilidade Civil para Produtos no Exterior”, protegendo assim a empresa e trazendo a ela tranquilidade para atuar no mercado americano, uma vez que a garantia de responsabilidade civil produtos cobre danos pessoais e materiais causados a terceiros, por defeito do produto.

Muitas das eventuais reclamações dos consumidores americanos são direcionadas ao parceiro local do exportador nos Estados Unidos, e por isto, destaca-se a importância de dispor de um parceiro de confiança no país, que possa estar localmente inserido para tratar cada ocorrência com a devida cautela e atenção.

A Growover dispõe de um projeto específico que auxilia os exportadores brasileiros na compreensão das normativas específicas ao seu produto e adequações para cumprimento das legislações cabíveis. Somado a isto, dispomos de uma estrutura física em Hallandale Beach, na Florida, para facilitar a geração de negócios no país e estarmos mais próximos dos consumidores americanos.